17 de outubro de 2018 

 

Vereadores de Guararema pedem solução para questão referente aos exames laboratoriais na Santa Casa de São Paulo

 

Vereadores aprovaram, em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guararema, realizada no último dia 15, o requerimento de Repúdio e pedido de providências ao Governador do Estado de São Paulo, Márcio França, quanto ao relato constante de munícipes guararemenses que, encaminhados pelo CROSS aos serviços ambulatoriais da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo foram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde de Guararema para agendamentos de exames laboratoriais.

 

Segundo os pacientes, a Santa Casa de São Paulo não está mais realizando exames e os direcionou para as UBS’s municipais. Porém, os exames laboratoriais estão garantidos pela Linha de Cuidado e assegurados pelo fluxo pactuado pelo Departamento Regional de Saúde da Grande São Paulo, sendo que o tratado foi rompido unilateralmente.

 

O Requerimento ainda ressalta que este tipo de conduta da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, prejudica tanto os pacientes, como impacta financeiramente os municípios.

 

Por estes motivos, os Vereadores de Guararema solicitaram ao Governador Márcio França que sejam tomadas as providências necessárias para a solução desta questão. A solicitação também foi enviada ao Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Marco Antonio Zago; ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Estadual Cauê Macris; ao Departamento Regional de Saúde da Grande São Paulo e à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.