Em abril, celebramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, mais especificamente no dia 02 de abril. Apesar de o conhecimento já ser bem maior do que em épocas anteriores, as pessoas com Transtorno de Espectro Autista, assim como seus familiares, ainda sofrem e enfrentam o principal desafio que é vencer o preconceito.

             
O Brasil tem 38,5 milhões de crianças de 0 a 13 anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Estima-se que o número seja bem maior, mas existe também a dificuldade em se obter o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois os exames necessários são bem complexos.

 

Em Guararema, desde 2018, existe a Lei nº 3275 que se aplica aos estabelecimentos públicos e privados que disponibilizam o atendimento preferencial/prioritário no Município de Guararema. Esses locais devem identificar com placas de comunicação de atendimento preferencial/prioritário contendo o símbolo mundial da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista - TEA que é a “fita quebra-cabeça”.