A Semana da Consciência Negra foi instituída em Guararema, por meio da Lei nº 3410, de 14 de julho de 2021 e passou a ser celebrada, anualmente no mês de novembro.
As celebrações referentes à Consciência Negra surgiram nas lutas dos movimentos sociais contra o racismo na metade da década de 70 e esta luta perdura até os dias atuais, visto que o racismo estrutural ainda encontra-se inserido no bojo da sociedade. Portanto, torna-se fundamental a reflexão sobre a trajetória da população afrodescendente e seu espaço na sociedade contemporânea, proporcionando debates, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana.
A programação da Semana Municipal da Consciência Negra foi bem dinâmica e envolveu o desenvolvimento de ações, bem como discussões e debates nas Escolas Públicas Municipais, relativas ao estudo da raça negra na formação cultural brasileira, visando a superação dos preconceitos e discriminações raciais, existentes na sociedade.
Além dessas reflexões, a Secretaria Municipal de Cultura preparou o 1º Festival Maria Florência de Consciência e Cultura Preta em Guararema que aconteceu entre os dias 20 e 23 de novembro com atrações como o Grupo Flor D’Arueira do Mestre Nenê, Grupo da Secretaria de Esportes e Lazer com o Mestre Nil, o Espetáculo Online “Quatro Mulheres” com Cida baú e Gabriel Ivanoff e os Contos Pretos, apresentados pelos jovens da Rede Socioassistencial de Guararema.
Foto: Fernando Mayfair