Você está visualizando atualmente Projeto de Lei institui Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero em Guararema

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guararema, foi aprovado, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 40/2023.

O referido Projeto de Lei institui a Campanha de Prevenção do Câncer do Colo de Útero denominada “Março Lilás” no âmbito do Município de Guararema e dá outras providências.

Segundo a exposição de motivos, o Projeto de Lei nº 40/2023 busca conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de colo de útero, que excetuando-se o câncer de pele, é o tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Esta doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV).

A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir até 70% dos cânceres de colo do útero.

Além disso, a realização de exames preventivos, capazes de detectar as alterações pré-cancerígenas precoces, aumentam as chances de tratar e curar quase a totalidade dos casos, fazendo com que não aconteça a evolução para o câncer.

O símbolo da campanha será um laço na cor lilás e a data fará parte do Calendário Oficial de Eventos de Guararema, comemorada todo mês de março, quando poderão acontecer ações de sensibilização como palestras, eventos, atividades educativas, dentre outros, a fim de conscientizar a população a respeito da prevenção do câncer de colo de útero.