A Lei Municipal nº 3652 faz uma linda homenagem ao Samba, instituindo o seu dia no Município. O Samba é, reconhecidamente, uma das principais manifestações da cultura popular brasileira, uma expressão livre que sempre gerou naturalmente a reunião de pessoas.
O intuito dessa Lei é fomentar a cultura sambista em Guararema que sempre foi difundida por personalidades muito marcantes e conhecidas que fazem parte da história do Município como os músicos Magela e Meguinho (os dois in memoriam).
Músicos como eles, que deixaram seu forte legado, projetam a inspiração para a criação dos grupos atuais de Samba em nossa cidade. Inegável que o Samba é a personificação musical da própria alma brasileira, essencialmente como povo, a instituição de um “Dia do Samba” é uma forma de homenagear e valorizar a sua cultura.
O “Dia do Samba”, será comemorado anualmente, no primeiro domingo do mês de dezembro, após o “Acender das Luzes” do Guararema Cidade Natal e, segundo a Lei nº 3652, terá por objetivo preservar a raiz da cultura popular brasileira.