Você está visualizando atualmente Autoridades reúnem-se visando a preservação da segurança nas escolas de Guararema

No último dia 27, a pedido do Conselho Tutelar de Guararema, foi realizada uma reunião com o objetivo de construir um Protocolo de Atendimento e Prevenção à Violência, na Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico.

Considerando o crescente número de violência nas escolas do país, o tema tornou-se debate público e o Conselho Tutelar de Guararema tem entrado em contato por meio de reuniões, com os órgãos competentes, especialmente, com a Polícia Militar, visto que a presença dos policiais militares auxilia em muito a prevenção e inibição às ocorrências de crimes e violências nas escolas, garantindo a segurança dos alunos, professores e demais funcionários das mesmas.

O evento realizado reuniu os principais setores vinculados com a discussão do tema. Entre as autoridades presentes, estavam a Dra. Vanêssa Christie Enande, Juíza de Direito da Vara Única de Guararema; Odvane Rodrigues da Silva, Vice-Prefeito de Guararema; Dr. Jorge Luís Neves Esteves, Delegado da Polícia Civil de Guararema; o Capitão PM Flávio Roberto da Silva, Comandante da 3ª Cia do 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano; a Presidente da Câmara Municipal, Vanessa Martins dos Santos; a Tenente PM Gabriela Silva Porfírio, Comandante da Base do Corpo de Bombeiros de Guararema; Eunice Ferreira da Silva, Conselheira Tutelar; Felício Kamiyama e Ana Paula Borges de Andrade e Lima, representando a OAB; Daniela Aparecida Guedes de Paula e Jenifer Mary Garcia Pereira Hirata, supervisoras de ensino; Hector Trevor Campos da Silva, Coordenador Geral do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência); Dra. Fernanda Gutierrez Fernandes, Erineide Dourado Guimarães e Diácono Nilton Ferreira, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Esporte e Lazer, Educação e da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico.

A Câmara Municipal de Guararema também foi representada pelos Vereadores André Aparecido Alves de Araújo, Fernando Campagnoli Benitez Braga e Maria de Fátima Soares Pereira de Souza, assim como pela Procuradora Jurídica, Dra. Marília de Siqueira Campos e pela Gerente Legislativo, Vânia da Conceição Nogueira.

Durante a reunião foram abordadas questões referentes à prevenção como o controle de acesso efetivo, principalmente em relação às pessoas que não pertencem ao ambiente escolar, a possibilidade de encaminhamento das crianças e adolescentes a programas de saúde psicológicas e psiquiátricas, a efetividade dos programas já implementados no município como, por exemplo, o Programa Vizinhança Solidária Escolar, a criação de protocolos de ocorrências em caso de emergência, o investimento na cultura de paz e, principalmente, a interação entre todos os setores envolvidos, inclusive dos pais e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes.

É importante destacar que as rondas da Polícia Militar já existem e, mesmo antes dos eventos, o Capitão PM Flávio já possuía um cronograma que tem garantido o policiamento ao redor das escolas, diuturnamente. Esse cronograma também foi intensificado e a ronda escolar é realizada de forma sistêmica, garantindo a segurança das crianças.

Após reuniões realizadas anteriormente, várias indicações foram apresentadas em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guararema e já foram, inclusive, atendidas como a contratação de seguranças e instalação de botões de pânico nas unidades escolares municipais.

“Esse é um tema com o qual devemos ter muita cautela e dedicação pois trata-se do bem maior de nosso município que são as futuras gerações. A reunião com todos os setores pertinentes foi muito produtiva e dela saíram outras possibilidades para contemplarmos um plano de ação em benefício da segurança das crianças e adolescentes do município, assim como a melhoria constante da qualidade de vida dentro da comunidade escolar, inclusive novas indicações e Ofícios dos Vereadores.”, declara a Presidente da Câmara, Vanessa Martins.

Guararema é uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo e a preocupação principal é preservá-la desta forma, com ações pertinentes e envolvendo a sociedade como um todo. Por isso faz-se relevante, também, a participação dos responsáveis pelas crianças e adolescentes, acompanhando seu dia a dia de perto, aproximando-se dos filhos e, sobretudo, demonstrando não só segurança, mas, esperança e a importância do respeito ao próximo, inclusive aos professores e policiais militares, profissionais valorosos que fazem parte da construção de uma sociedade digna e com qualidade de vida.