Você está visualizando atualmente Projeto de Lei auxilia na melhoria da qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Down

Foi aprovado, por unanimidade de votos, em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guararema, o Projeto de Lei nº 25/2023 que institui, no âmbito do Município de Guararema, o “Dia Municipal de Conscientização e Desenvolvimento de ações públicas e sociais voltadas a Síndrome de Down” e dá outras providências.

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma alteração genética, que determina características específicas.

As pessoas com Síndrome de Down têm muitas potencialidades e podem alcançar bons níveis de desenvolvimento, desde que sejam acolhidas e estimuladas de maneira apropriada e o maior obstáculo é o preconceito que é enfrentado e combatido diariamente.

Torna-se necessária a conscientização da população sobre as diferenças que existem e esse é o primeiro passo para a aceitação e o respeito entre todos.

O “Dia Municipal de Conscientização e Desenvolvimento de ações públicas e sociais voltadas a Síndrome de Down”, será comemorado, anualmente, no dia 21 de março, passando a integrar o Calendário de Eventos do Município de Guararema, período no qual serão promovidos eventos, como a distribuição de folhetos, promoção de encontros públicos e outros atos que promovam a conscientização sobre a Síndrome de Down na comunidade.

Conjunto de ações e atividades serão instituídas, em parceria com a sociedade e com outras entidades públicas e privadas, voltadas para a compreensão, apoio, educação, saúde, qualidade de vida, trabalho e combate ao preconceito, em relação às pessoas com Síndrome de Down, seus familiares, educadores e agentes de saúde.

Os profissionais das áreas de Saúde e Educação também receberão orientações técnicas sobre o tema e informações gerais à comunidade a respeito das principais questões envolvidas na convivência e trato das pessoas com Síndrome de Down.

A interação entre profissionais da Saúde, Educação, familiares e pessoas com Síndrome é de grande relevância e importante ferramenta. Somando-se ao aprimoramento dos profissionais e familiares, quanto à aplicação de conceitos técnicos, na convivência com aqueles, será um grande passo em direção ao objetivo maior que é a melhoria da qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Down e seus familiares.