Você está visualizando atualmente Câmara toma medidas socioambientais e conta com a colaboração dos Vereadores e funcionários

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Eduardo Moreira, anunciou na última Sessão Ordinária realizada no dia 01 de abril, que a partir do dia 02 de abril o Ato da Presidência nº 03/2019 que estabelece o uso de materiais reutilizáveis e biodegradáveis no âmbito da Câmara Municipal de Guararema entrará em vigor.

A Câmara Municipal de Guararema, ciente da importância e responsabilidade com o meio ambiente, abolirá a utilização de copos plásticos e garrafinhas de água. Os funcionários da Câmara, já conscientizados sobre o assunto, passarão a trazer as próprias canecas e garrafinhas utilizáveis de suas casas.

Apesar de serem descartáveis, os copos plásticos são produzidos a partir do petróleo e não são biodegradáveis, necessitando de 200 a 450 anos para se decompor, gerando resíduos tóxicos tanto em sua produção quanto nos aterros onde podem contaminar o solo e lençóis freáticos. O consumo de bebidas quentes dentro destes copos também leva um pouco de sua composição ao corpo do usuário.

Além do impacto ambiental, a medida causará impacto financeiro, diminuindo os gastos com o material. Por se tratar de local frequentado pela população, a Câmara disponibilizará copos e xícaras reutilizáveis aos visitantes.

Desta forma, a Câmara Municipal de Guararema, que já destina seu lixo à coleta seletiva desde 2017, torna-se referência de valores socioambientais, transformando o comportamento tanto dos funcionários quanto dos Vereadores e levando sua contribuição para diminuir os efeitos negativos ao meio ambiente.