Você está visualizando atualmente Jovem guararemense recebe homenagem da Câmara Municipal

Jovem guararemense recebe homenagem da Câmara Municipal

A Moção de Aplausos nº 02/2023 foi aprovada em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guararema, por unanimidade de votos e homenageia a jovem guararemense, Juliana Cidade.

Filha de Carlos Eduardo Gonçales e Mônica Cidade, Juliana tem apenas 19 anos e detectou três asteroides que não haviam sido detectados por nenhum outro cientista da história. Os asteroides estão localizados no Cinturão Principal do Sistema Solar, região entre os planetas Marte e Júpiter, há mais de 200 milhões de quilômetros da Terra. Os asteroides descobertos são: JCG0003, JCG0004 e AEB0001. Juliana foi reconhecida pela NASA como cientista cidadã e recebeu uma Menção Honrosa da Agência Espacial Americana e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações pela descoberta.

Além dos asteroides, ela identificou e classificou mais de 200 galáxias para o Observatório Nacional do Japão. O processo envolve a análise de características como o tamanho, luminosidade, formato e comprimento de onda das galáxias.

Juliana formou-se no Colégio Virtude no ano 2021 e, atualmente, prepara-se para o vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), onde pretende cursar Engenharia Aeroespacial.

Além da astronomia, também é apaixonada por jornalismo e já entrevistou nomes como o escritor Paulo Coelho (prêmio pelo 1° Lugar Paulista em concurso literário da rede Recode) e o ator espanhol Antonio Cuellar, da série La Casa de Papel. Possui inglês avançado, espanhol avançado, italiano intermediário e Libras intermediário.

Engajada e voltada para as questões que envolvem a sociedade, Juliana criou e desenvolveu o Guararema Express, uma plataforma online de delivery gratuita que permitiu o contato de vendedores e consumidores da cidade durante a pandemia, auxiliando na economia do município e, por esse feito, recebeu 1° Lugar Nacional em concurso da Microsoft e também foi reconhecida e premiada pelo C6 Bank.

Juliana foi inspiradora e palestrante no World Creativity Day, evento mundial promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), onde realizou a palestra “O Legado Feminino na Ciência”, que contou com espectadores nacionais e internacionais. Foi a mais jovem do mundo a palestrar no evento.

Desenvolveu também o game Reframe – Mulheres na Ciência, criado para incentivar o ingresso de mulheres nas áreas da ciência e tecnologia. Eleito um dos 20 melhores jogos brasileiros de 2021 pela Meta Platforms.

Em Guararema, faz parte da diretoria do Clube de Astronomia e foi uma das organizadoras do Encontro de Astronomia de Guararema, primeiro evento anual de astronomia da região, que contou com a presença de mais de 350 espectadores e grandes nomes da área da astronomia.

E, colaborou com os alunos da Escola Municipal Profª Célia Leonor Lopes Lunardini, na confecção dos materiais de estudo para as Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica de 2022.

Outros prêmios e reconhecimentos foram concedidos à jovem por sua dedicação: 3° Lugar Nacional em concurso de Booktubers da Microsoft, reconhecido pela Editora Coerência; Multimedalhista das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica, das Olimpíadas Canguru de Matemática e premiada na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares; Pré selecionada em duas edições das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA); Pré selecionada para XII Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) e Campeã da V Feira do Conhecimento e vice-campeã da II Feira do Conhecimento do Colégio Virtude.

A homenagem para Juliana Cidade é uma forma singela de agradecer pelos feitos realizados, projetando Guararema de forma mundial e colaborando com nossa comunidade em momentos difíceis como foi o da pandemia. Destaco que também é uma forma de reconhecer toda a sua dedicação, seus estudos e esforços, contribuindo, não só para sua formação, mas principalmente, para a transformação da qualidade de vida das pessoas, para melhor.