Você está visualizando atualmente Vereadores reúnem-se para estudar ações que mantenham a segurança nas escolas

Vereadores reúnem-se para estudar ações que mantenham a segurança nas escolas

A segurança nas escolas sempre foi assunto prioritário em nosso município que figura como uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo, segundo estatísticas que demonstram a qualidade da prevenção, tanto do Poder Público como da Polícia Militar no cuidado com um dos bens mais preciosos que são as crianças e adolescentes.

Após eventos que ocorreram em escolas brasileiras, os Vereadores da Câmara Municipal de Guararema passaram a ser procurados por munícipes que estão questionando a segurança nas escolas de Guararema. Diante disso, várias reuniões já aconteceram para que sejam adotadas ações de prevenção no município.

Em contato com munícipes, diretoras escolares, Polícia Militar, Prefeitura e Secretaria Municipal da Educação, os Vereadores levaram ao Executivo, algumas soluções por meio de indicações.

Na última quinta-feira, por inciativa da Presidente da Câmara, Vereadora Vanessa Martins, foi realizada uma reunião que contou com a presença dos Vereadores André Araújo, André Augusto de Oliveira (Dé), Claudinei dos Santos (Tíu), Fernando Campagnoli Benitez Braga (Fecco), José Francisco Beraldo Junior, Reinaldo Gaspar (Alemão), Irineu Claudio Leite e Maria de Fátima Soares Pereira de Souza (Fatinha). Também participaram da reunião o Secretário Municipal de Segurança Pública, Edson Roberto Pinto de Moraes; da representante da Secretaria Municipal da Educação, Camila Borges Pimentel Nogueira; do representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, André Luiz Ferreira; do Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais, Marcos Wezassek de Britto; do Chefe de Gabinete do Prefeito, Cleber Vinicius Kerchner; do representante da TI, Eduardo Mendonça Fontes; do Vice-Prefeito, Odvane Rodrigues da Silva e do Comandante da 3ª Cia do 17º BPM/M, Capitão PM Flávio Roberto da Silva.

Entre as tratativas, várias sugestões foram feitas e outras ações já estão em andamento. As Escolas Estaduais já estão realizando reuniões setoriais com a Polícia Militar e com os diretores escolares que já foram orientados, redobrando a atenção para qualquer movimentação e acesso de pessoas suspeitas. No caso de escolas que já possuem monitoramento, foi intensificado pelo monitoramento on-line.

As rondas da Polícia Militar já existem e, mesmo antes dos eventos, o Capitão PM Flávio já possuía um cronograma que tem garantido o policiamento ao redor das escolas, diuturnamente. Esse cronograma também foi intensificado e a ronda escolar é realizada de forma sistêmica, garantindo a segurança das crianças.

É importante destacar que, apesar da tranquilidade existente nas escolas guararemenses, várias providências já foram adotadas pela Prefeitura de Guararema como por exemplo o Manual de Segurança Escolar, material utilizado pelos gestores escolares que foi implantado em 2019 com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Polícia Militar do Estado de São Paulo. E, agora, a contratação emergencial de seguranças para as escolas municipais assim como a implantação do botão de pânico em todas as unidades.

Outra questão importante é que os estabelecimentos escolares municipais já contam com monitoramento por câmeras que são vinculadas ao Centro Integrado de Segurança (CSI).

É importante lembrar que todos devemos fazer nossa parte para que Guararema continue sendo uma cidade tranquila e segura, inclusive em casa, com o envolvimento dos pais com seus filhos, aproximando-se deles e acompanhando de perto todos os seus questionamentos, oferecendo apoio e compreensão.

Deixe um comentário