Você está visualizando atualmente Projeto de Lei faz homenagem a Miguel de Noce

Projeto de Lei faz homenagem a Miguel de Noce

O Projeto de Lei nº 40/2021 foi aprovado em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guararema e faz homenagem ao Dr. Miguel de Noce, denominando a ponte existente ao longo da Rua Brasílio Leite Siqueira, sobre o Rio Paraíba do Sul, no bairro Freguesia da Escada.

Miguel de Noce nasceu em 18 de março de 1900, na cidade de São Paulo, filho de comerciantes italianos. Após completar o grupo escolar, seus pais o enviaram para a Itália, a fim de estudar e cursar em uma Universidade de Engenharia retornando ao Brasil depois de formado. E foi no Brasil, em São Paulo, que colocou sua experiência em engenharia a serviço da comunidade que ele adotou aqui em Guararema.

Em 1945 ele comprou uma pequena gleba de terra com uma pequena casa de taipas, às margens do Rio Paraíba, atualmente sítio “Santo Antonio”, também conhecido por “Rancho do Sagui”, onde até hoje a comunidade frequenta com festas típicas da região e prática esportiva de futebol aos domingos, capitaneada por seus netos e bisnetos.

Naquela época, não havia luz elétrica, estradas pavimentadas e as travessias pelo rio eram realizadas com barcos de porte pequeno e uma pequena balsa no Porto Itaoca. Miguel de Noce conseguiu a construção da primeira balsa para travessia da Freguesia da Escada à outra margem do rio e junto com os vizinhos, compraram um transformador para levarem a energia elétrica para o local.

Os moradores da outra margem da Freguesia só podiam ter acesso a Guararema pelo rio, atravessando ou indo de barco. Foi então que ele traçou e executou a estrada até Guararema na outra margem do rio. Após muitas lutas a verba para a tão esperada ponte chegou e Miguel de Noce, com sua dedicação junto a outros pioneiros, marcaram a região com essa grande benfeitoria, recebendo inclusive, uma correspondência do gabinete do renomado desembargador Dr. Teodomiro Dias, elogiando seu trabalho, dedicação e presteza, fazendo menção às obras de melhoria e interligação entre as cidades de Salesópolis, Paraibuna e Guararema.

O legado de Miguel de Noce, com sua inteligência, capacitação técnica, dedicação no trabalho, desenvoltura política, aliado ao ser humano incrível e generoso que era, vai muito além das suas obras, pois nunca mediu esforços para ajudar e sequer buscou algo em troca, pelo contrário, empregou dezenas de pessoas para os canteiros de obra do D.E.R. – Departamento de Estradas e Rodagens.

A homenagem chega em forma de gratidão e reconhecimento por tudo o que este Engenheiro fez por Guararema.

Deixe um comentário