Você está visualizando atualmente Maio Laranja promove a conscientização sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

Maio Laranja promove a conscientização sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

Em 2021, foi aprovado, por unanimidade de votos, em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guararema, o Projeto de Lei nº 23/2021 que instituiu a campanha “Maio Laranja”, de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no Município de Guararema.

O dia 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, por iniciativa de entidades públicas e privadas, reunidas na Bahia, em 1998.

A data é uma homenagem a Araceli Crespo, uma menina de 8 anos de idade, que na tarde do dia 18 de maio de 1973 retirou-se mais cedo da escola, a pedido da mãe, para levar um envelope até um prédio no centro de Vitória, no Estado do Espírito Santo. Ao encontrar os destinatários da encomenda, Araceli foi drogada, espancada, estuprada e assassinada. O crime teve tamanha proporção e crueldade que tomou conta dos noticiários por longo tempo. No entanto, o medo silenciou muitos e jamais se soube o que realmente aconteceu naquele dia. A morte de Araceli serviu de alerta para toda a sociedade brasileira e a data tornou-se um símbolo da luta contra essa violação de direitos humanos.

O Projeto de Lei nº 23/2021 propôs a criação da expressão “Maio Laranja” e, como símbolo da campanha, utilizar uma flor, que remete aos desenhos da primeira infância, associando a fragilidade de uma flor com a de uma criança, podendo ser confeccionada em oficinas de conscientização com as crianças e adolescentes, fortalecendo assim a aplicabilidade da Lei Federal nº 8.069/90, que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A campanha é uma forma de conscientizar, orientar, prevenir e combater o abuso e exploração sexual infantil e passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Guararema.

Lei nº 3417 de 29 de julho de 2021

Deixe um comentário