Você está visualizando atualmente Bombeiros são homenageados pela Câmara Municipal de Guararema

Bombeiros são homenageados pela Câmara Municipal de Guararema

No último dia 15, aconteceu a última formatura de 2022 do Programa Bombeiro na Escola, em Guararema. O evento foi na Escola Municipal José Benedito dos Santos e contou com a presença do Presidente da Câmara, Irineu Claudio Leite, e dos Vereadores André Araújo, André Augusto de Oliveira (Dé), Fernando Campagnoli Benitez Braga (Fecco), Maria de Fátima Soares Pereira de Souza (Fatinha) e Marcos Wczassek de Britto.

A Diretora, Professora Sabrina Barreto, recepcionou a todos e conduziu a Cerimônia que contou com a presença da Banda Municipal de Guararema, regida pelo Maestro Luís Ricardo de Toledo; da Diretora de Gestão Escolar, Iumia de Souza Chan dos Santos, representando a Secretária Municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes; o Secretário Municipal de Segurança, Edson Pinto de Moraes e o Comandante do 17º GB – 1º Subgrupamento de Bombeiros de Guararema, Capitão PM Lucas Ricardo Miatello.

O Programa Bombeiro na Escola, em Guararema, atende aos alunos dos 4ºs e 5ºs Anos do Ensino Fundamental, por meio da Secretaria Municipal da Educação. Tem como objetivo principal, a conscientização sobre prevenção de acidentes, combate e prevenção de incêndios, além de estabelecer vínculos entre as crianças e o Corpo de Bombeiros, promovendo a interação entre alunos e a rotina das atividades executadas pelos Bombeiros no município.

O Bombeiro Educador responsável pelo programa nas escolas de Guararema é o Cabo PM Edilson Barbosa dos Santos e ele abordou, durante o curso, temas como acidentes com crianças, acidentes domésticos e primeiros socorros, viaturas do bombeiro, atendimentos realizados pelos bombeiros, segurança no lar, entre outros. Outro ponto foi a importância de não passar trotes ao ligar para o número de emergência que é o 193.

Na formatura, os alunos também puderam conhecer a viatura do Corpo de Bombeiros e a mascote do projeto, o cachorro Faísca que encantou a todos com sua presença.

HOMENAGEM

No decorrer da formatura, o Capitão PM Miatello e o Cabo PM Edilson foram homenageados pela Câmara Municipal de Guararema, recebendo, em mãos, a Moção de Aplausos nº 04/2022, aprovada por unanimidade de votos. A referida Moção de Aplausos parabenizou os profissionais envolvidos no Programa Bombeiro na Escola, em Guararema.

O Capitão PM Miatello foi responsável pela intermediação da viabilização do Programa nas Escolas Municipais de Guararema, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. E, com o empenho do Cabo PM Edilson que foi quem protagonizou as atividades com o apoio de todo o Efetivo do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Guararema.

O programa visa evitar acidentes no futuro e mostrar de forma lúdica, as ocorrências que os bombeiros atendem. Trabalhando com apostilas, panfletos para lição de casa e equipamentos que a Corporação usa para que as próprias crianças realizem o manuseio.

Em Guararema, foram 784 alunos atendidos pelo Programa Bombeiro na Escola, 11 escolas, 37 turmas, 68 aulas e 16 formaturas!

De extrema importância, o Programa Bombeiro na Escola contribui com a formação integral das crianças que se transformam em cidadãos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.