Você está visualizando atualmente Preservando a natureza

Preservando a natureza

A preservação da natureza é uma constante em Guararema e conta com pessoas que, de uma forma ou de outra, colaboraram como verdadeiros parceiros do meio ambiente.

Três deles foram homenageados pela Câmara Municipal, por meio das Moções nº 02,03 e 04/2024: Antonio Carlos Carneiro, Geraldo Pires de Campos Ferrão e João Batista Pieri.

Todos dedicaram seu tempo e esforços para enriquecer Guararema com a plantação de diversas árvores. Com amor e respeito pela natureza, servem de inspiração para todos que aspiram um mundo mais verde e sustentável.

O Sr. Antônio, Sr. Geraldo e Sr. João, através de trabalho árduo e dedicação, contribuíram significativamente para a melhoria da qualidade do ar, para a promoção da biodiversidade e para o embelezamento dos espaços públicos. Tudo de forma voluntária, demonstrando consciência ambiental louvável e um compromisso com a vida e o futuro da comunidade.

Por tão nobres razões, a Câmara Municipal homenageou esses três cidadãos, demonstrando gratidão e reconhecimento pelas suas ações que representam um verdadeiro legado para as gerações presentes e futuras.

ANTONIO CARLOS CARNEIRO: Filho de Orlando Carneiro e Maria Thereza Domingues Carneiro, e pai de David, Gisele e Guilherme, Antonio Carlos nasceu no dia 05 de julho de 1954 em Jacareí (SP). Mudou-se para Guararema em 1975, quando começou a sua belíssima jornada, plantando diversos tipos de árvores em todo o Município. Ao longo da sua vida, o senhor Antonio participou ativamente da melhoria do meio ambiente de Guararema, sendo produtor de diversos tipos de mudas, como: Guandu; Araribá; Aroeira; Goiabeira; Guapuruvu; Ingá; Ipês; Jabuticabeira; Jatobá; Jerivá; Pau Brasil; Paineira; Pitanga; Amoreira; Pau-Ferro; Sibipiruna, entre outras. Ainda, ajudou a construir, com as crianças, diversas hortas em escolas, sendo seu primeiro trabalho no Colégio São Francisco, no ano de 2008. Suas últimas obras foram o Relógio Medicinal na Colônia Cerejeira, e o Espaço para Cinco Sentidos.

GERALDO PIRES DE CAMPOS FERRÃO: Filho de Samuel Braga Ferrão e Maria Francisca Pires de Campos Ferrão, Geraldo nasceu no dia 08 de janeiro de 1952, na Cidade de São Paulo. Geraldo trabalhou durante grande parte de sua vida na área de seguros e investimentos, mas, sua grande paixão sempre esteva ligada ao plantio de árvores e ao seu amor pela natureza. Ao longo da sua vida, o senhor Geraldo participou ativamente da melhoria do meio ambiente, realizando o plantio de diversas árvores nos Bairros de Perdizes; Pacaembu e Sumaré, na Cidade de São Paulo.Já aposentado e residindo em Guararema desde 2010, Geraldo realizou diversos trabalhos voluntários, tornando alguns locais mais arborizados e agradáveis, como: a Praça da Estação Ferroviária de Guararema; o Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello; a Rotatória existente na Avenida Antonio Teixeira Muniz; a Escola da Natureza, além do Ribeirão Guararema, que foi a sua primeira obra voluntária no ano de 2014.

JOÃO BATISTA PIERI: Filho de João Luis Pieri e Antonia Sanches Pieri, João Batista nasceu no dia 17 de novembro de 1947, na Cidade de Guararema. Casou-se com a senhora Irma Santos Pieri no ano de 1970, com quem teve 3 filhos: João Alexandre, Patrícia e Fabiana. Além da sua profissão como Professor, João Batista também cursou até o 3º ano da faculdade de Direito, na Universidade Braz Cubas, “trancando” o curso para ingressar na Fábrica da General Motors, local onde trabalhou entre os anos de 1970 e 1980. Após este período, trabalhou em outros locais, tornando-se autônomo no ano de 1995, quando começou a trabalhar em sua própria cidade. João Batista sempre foi um grande amante da natureza, assim, já aposentado começou a se dedicar ainda mais ao cultivo de mudas brasileiras, tendo um grande apreço por sua árvore favorita, o Pau D’Alho. Realizou o plantio de diversas mudas às margens do Rio Paraíba do Sul, nas matas e estradas que circundam Guararema, tendo distribuído mais de quinhentas mudas de Pau D’Alho para a nossa população. Além de ter feito o plantio junto às crianças em algumas escolas e creches da Cidade. Mas, um momento de grande emoção foi o plantio de um jatobá no Colégio Objetivo, ao lado de seu amado neto, José Luiz Pieri Alvino de Souza.

E assim prossegue, seguindo o seu pensamento: “A natureza é a coisa mais linda e incrível do mundo, onde tudo se encaixa como peças de um quebra-cabeça, não havendo imperfeição, onde tudo é perfeito e faz sentido.”

Deixe um comentário