Você está visualizando atualmente Professora é homenageada pela Câmara Municipal

Professora é homenageada pela Câmara Municipal

A Professora Cíntia Prado da Mota foi homenageada pela Câmara Municipal de Guararema, por meio da Moção de Aplausos nº 5/2024 que reconhece o seu dedicado e honroso trabalho na Rede Municipal de Ensino Infantil durante os últimos 18 anos.

Nascida no Município de Jacareí (SP), a Professora de Educação Infantil, Cíntia Prado da Mota Cruz, formada no Magistério e no Curso Superior de Pedagogia, exerce há 18 anos um trabalho essencial e exemplar na Rede Municipal de Ensino de Guararema.

Dentre os aperfeiçoamentos profissionais, é pós-graduada em: Psicopedagogia Clínica e Institucional; Educação Infantil e Séries Iniciais; e Educação Especial e Arte na Educação.

Durante os anos de trabalho dedicados à Educação no Município, 17 anos foram no Bairro Parateí, onde tem desenvolvido projetos de marcos significativos, valorizando a comunidade, promovendo uma mudança de valores e reconhecendo o valor social de cada família.

Em 2019, foi semifinalista do Prêmio “Instituto Arte na Escola” com um projeto de musicalização, alcançando o Prêmio “Projeto Destaque Poliedro” com o tema “Educação Financeira Sustentável”.

Em 2023, alcançou marcos importantes com o Projeto “Quem mora nessa casa. Um novo olhar dos pequenos”, destacando-se entre os selecionados do Estado de São Paulo, na primeira edição do Prêmio “Professor Transformador” e ficando como semifinalista no Prêmio “Instituto Arte na Escola”.

Já em 2024, Cíntia conquistou o 1º lugar do Estado de São Paulo na 2ª Edição do Prêmio “Professor Transformador” (realizada pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae) e o 2º mais transformador do Sudeste do Brasil, na etapa regional do evento. O Projeto contemplado foi o “Inventário das Plantas Medicinais”, desenvolvido com alunos do Jardim II da Escola Municipal “Nossa Senhora Aparecida”. O Projeto consiste na compreensão da importância das plantas medicinais para uma vida saudável na Terra.

No Projeto “Inventário das Plantas Medicinais”, a Professora Cíntia teve a percepção da curiosidade das crianças sobre os chás. Dedicando-se às pesquisas, aperfeiçoou-se no assunto e apresentou informações, construindo uma maior familiaridade das crianças com o tema, incluindo uma visita à Escola da Natureza “Francisca Lerario”, que tem um espaço especial sobre essa temática.

Destaco que todos os projetos da Professora Cíntia foram desenvolvidos, levando-se em consideração as características e vivências da comunidade do Parateí, no Município de Guararema. Crianças que vivem em uma área considerada rural, onde várias delas têm contato com a natureza e motivando-as a realizar observação, coleta, pesquisa e registros fotográficos, junto aos seus familiares.

Desta forma, houve a promoção da interação entre comunidade e escola, imbuído de preceitos como o respeito à natureza, aos seus próprios valores e valorização da comunidade local.

Ao longo de quase duas décadas, a Professora Cíntia tem desempenhado um papel crucial na formação educacional e no desenvolvimento pessoal de inúmeras crianças de Guararema.

Sua paixão pela educação, combinada com um compromisso inabalável de nutrir o potencial de cada aluno, reflete-se profundamente no sucesso e bem-estar de suas turmas, tornando mais do que justa a presente e singela homenagem.